Em tempos de recessão econômica temos que ter esperança para alavancar os negócios e não sofrer sem necessidade, quer saber como aumentar a lucratividade da empresa em 2017 e se recuperar de forma rápida?
Claro que não é uma tarefa tão fácil, mas com um bom planejamento e uma boa análise do que já foi feito e de como o mercado está se comportando, é possível prosperar no mundo dos negócios.
A questão é que, antes de tomar qualquer atitude, os empreendedores precisam ter calma e avaliar o quadro da empresa, pois não adianta tentar recuperar o prejuízo com ações movidas pelo desespero.
Essa atitude não vai aumentar a lucratividade do negócio, mas apenas colocá-lo em risco, de modo que as chances de haver um colapso é bem maior. Daí a importância de um planejamento estratégico bem feito, em que são previstos os prazos para recuperação e novos investimentos e definidas as formas de executar as ações.
O controle e a organização correta de todos os processos corporativos é o que vai garantir o sucesso da sua empreitada. Nesse sentido, existem alguns procedimentos que são muito importantes durante a fase de recuperação de uma empresa, visando aumentar os lucros e incentivar o crescimento. E é sobre esses procedimentos que vamos falar hoje.
Em tempos de crise, uma das primeiras medidas é o corte de gastos, concorda?
Entretanto, os empreendedores não podem apenas focar nisso, principalmente quando pensamos em pequenas e médias empresas, pois isso pode impactar na qualidade do que é oferecido e o resultado pode ser desastroso.
O ideal é adotar algumas práticas que envolvem todos os setores, desde o financeiro até o atendimento ao cliente.
Confira algumas medidas que você precisa adotar para aumentar a lucratividade do seu empreendimento em 2017!
Tenha o controle do financeiro
O primeiro passo é, sem dúvida, ter uma visão ampla de como andam as finanças. Afinal, é preciso colocar a casa em ordem antes de realizar qualquer tipo de ação, certo?
Assim, reveja alguns aspectos como contratos, publicidade, infraestrutura e tudo o que envolva as finanças.
Existem casos em que uma simples organização e remanejamento dos recursos já faz a diferença na margem de lucro. Obviamente, isso não pode prejudicar a qualidade daquilo que você oferece, caso contrário, os prejuízos logo aparecerão na perda de clientes e na credibilidade da marca.
Acompanhar os índices evita que seja gasto mais do que se ganha, de modo que o controle é maior e os lucros tendem a aumentar.
Foco no que realmente é importante
Conforme já comentamos antes, é comum que os empreendedores fiquem quebrando a cabeça em tempos difíceis para decidir em que área é possível reduzir gastos.
A verdade é que o tempo dedicado a essa análise poderia ser direcionado para a expansão das vendas, desenvolvendo estratégias mais elaboradas para a atuação do profissional ou da equipe.
Por isso, avalie a situação da empresa e foque no que realmente importa. Isso vai ajudar na rápida recuperação e no rápido desenvolvimento.
Fortifique e aumente a base de clientes
Se você já tem uma base de clientes, então é hora de fortalecer a relação com cada um deles. A fidelização é de extrema importância para qualquer empresa porque são esses clientes fiéis que mantêm o negócio funcionando.
Além disso, quando estão satisfeitos realizam uma das formas mais eficazes de marketing que sua empresa pode ter, o boca a boca, tornando-se verdadeiros embaixadores da marca ao indicar seus produtos ou serviços para outras pessoas. Consequentemente, sua base de clientes tem mais chances de aumentar, impactando diretamente no lucro.
Isso, porém, não significa que você pode deixar de lado investimentos em ações de marketing. Você precisa ter visibilidade para conseguir chamar a atenção das pessoas e torná-las clientes.
Aproveite as facilidades do mundo online e contrate um profissional para ficar responsável por sua atuação nele. Embora essa estratégia proporciona resultados em longo prazo, você logo vai perceber o aumento do interesse na sua empresa e das vendas também.
Tenha cuidado com a precificação
Determinar o preço de um produto ou serviço é uma atividade que demanda bastante cuidado e análise. É preciso considerar o tempo de trabalho e os gastos com a produção, por exemplo, para daí ser tirado também o lucro da empresa.
Durante a queda nas vendas é comum que os empreendedores façam promoções e reduzam bastante os preços com o objetivo de trazer mais pessoas para a loja e, assim, vender mais.
Contudo, nem sempre essa solução é indicada porque a rentabilidade é baixa e, quando mal planejada, pode aumentar ainda mais os prejuízos.
Por isso, antes de estabelecer o preço ou fazer promoções, avalie o mercado, o poder aquisitivo do seu público-alvo, como a concorrência se comporta e os custos com a produção, por exemplo.
Seja paciente com os resultados
Alguns negócios precisam de mais tempo para dar um retorno sobre investimento (ROI) conforme o esperado, e isso desestimula alguns empreendedores. Com isso, eles acabam adotando uma estratégia errada de negócios e colocam toda a empresa em perigo.
É por esta razão que elaborar um bom planejamento estratégico faz toda a diferença. Estabeleça metas, divida-as em objetivos, determine o que deve ser feito e defina prazos. Esse cuidado vai trazer o retorno que você procura no tempo mais hábil possível.