É fácil e lucrativo vender pelo Mercado Livre

O MercadoLivre é o site de varejo (compra e venda de produtos e serviços) mais visitado da América Latina, que diariamente recebe visitas de milhões de pessoas. O site é uma grande vitrine virtual formada por pequenas e médias empresas, profissionais de todos os tipos e também grandes marcas.

Como se registrar no MercadoLivre?

Tornar-se um usuário do MercadoLivre é muito simples: basta clicar na opção “Cadastre-se” e completar alguns poucos dados. Se você possui uma empresa com certa trajetória e expectativas de continuar se expandindo a curto prazo, talvez possa considerar a possibilidade de se registrar como empresa, para o qual precisará apenas preencher alguns dados a mais.

Como funciona o sistema de qualificações do MercadoLivre?

A seguinte coisa importante a saber é que esta plataforma baseia a qualificação de seus usuários (ou seja, compradores e vendedores) na confiança que os mesmos geram dentro do site; quanto mais bem sucedidas as operações, mais valorizadas elas serão no MercadoLivre.

A reputação de um vendedor é correspondente a um ranking, representado através de um esquema de cores:

Classificação MercadoLivre

Para conferir a reputação atual do seu perfil, clique em “Minha conta” > “Reputação”.

Critérios considerados no sistema de qualificações

O MercadoLivre calcula a sua reputação com base na experiência que você oferece aos compradores. Ao alcançar suas 10 primeiras vendas, serão consideradas as seguintes variáveis:

  • Vendas com reclamação do comprador: não podem representar mais do que 3% das vendas.
  • Tempo de despacho do produto: se você utilizar o MercadoEnvio, o ideal é fazer isso dentro de 48 horas úteis para ficar em uma boa comparação em relação aos outros vendedores da categoria. Você não pode ter mais de 20% de entregas atrasadas.

Caso tenha um bom desempenho nessas variáveis, a sua cor como vendedor será verde. E se houver realizado três ou mais vendas nos últimos três meses, será verde escuro.

Aplicação dos critérios do sistema de qualificações

Os critérios são aplicados a todas as vendas realizadas nos últimos três meses, mais os dias passados do mês vigente.  Com exceção de:

  • Vendas canceladas por compradores que se arrependeram da compra
  • Reclamações de compradores que se arrependeram da compra
  • Pedidos de troca de produtos das categorias de Veículos ou Moda
  • Tempo de entrega de vendas das categorias de Arte e Artesanato

Quanto custa publicar e vender no MercadoLivre?

Existem diferentes opções de planos que você poderá pagar para publicar e vender seu produto, porém, tenha em mente que estes custos impactarão diretamente sobre a duração, exposição e localização do seu produto dentro do MercadoLivre.

Embora você tenha a possibilidade de publicar e vender sem pagar nada, esta é a publicação mais curta e com menos exposição de todas, e é provável que seja muito difícil se sobressair dentre a grande quantidade de produtos do MercadoLivre. Portanto, aconselhamos você a escolher o tipo de publicação que melhor se adapte ao seu orçamento e às características do produto a ser vendido (se é algo muito procurado, como celulares ou câmeras, provavelmente será preciso investir mais do que para produtos mais exóticos ou sem muita demanda, por causa da concorrência).

Que produtos você pode vender no MercadoLivre?

É possível vender quase qualquer coisa: produtos, automóveis, imóveis ou até mesmo serviços. Os custos de publicação e venda, por sua vez, variam em cada caso.

  • Resumo

Publicar no MercadoLivre oferece a você a possibilidade de mostrar seus produtos a uma audiência enorme. Quanto mais transações bem sucedidas forem realizadas, mais qualificações positivas se somarão e melhor será a sua reputação dentro do site.

No momento da publicação, as diferenças entre cada tipo estão relacionadas principalmente com o valor pago para publicar e vender. Cada tipo de publicação impactará também no lugar em que serão mostrados os seus produtos (mais acima ou mais abaixo entre os listados, dentro de outras publicações similares, etc) e na quantidade de produtos simultâneos que poderão ser vendidos.

Por fim, o ideal é ter a sua própria loja virtual a fim de elaborar melhor o conceito da sua marca, aumentar o alcance das publicações e fidelizar o seu público.

 

Fale com a gente e alavanque já suas vendas!

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